Florestan Fernandes


Florestan Fernandes foi um importante pensador brasileiro, nascido em 22 de julho de 1920 em São Paulo e falecido em 10 de agosto de 1995 na mesma cidade. Sua obra é de grande importância para a classe trabalhadora, em especial no Brasil, sendo um importante representante do pensamento crítico e marxista.

Como sociólogo, sua obra mais famosa é “A Revolução Burguesa no Brasil”, que apresenta uma análise crítica da sociedade brasileira, das relações entre as classes sociais e dos processos históricos que levaram ao desenvolvimento do capitalismo no país. Além disso, foi um importante militante político, tendo sido perseguido pelo Estado durante a ditadura militar brasileira, em decorrência de suas posições críticas e revolucionárias.

Fernandes dedicou sua vida a lutar pela emancipação da classe trabalhadora, sendo um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil. Suas obras são uma importante referência para a análise crítica das condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora no país, bem como para a elaboração de estratégias de luta e resistência contra as opressões impostas pelo capitalismo e pelo Estado.

Sua morte, em 1995, foi um grande golpe para o pensamento crítico no Brasil, mas sua obra continua a ser uma importante fonte de inspiração para aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, baseada na liberdade e na solidariedade entre as classes. Seu legado permanece como um convite à reflexão crítica e à ação política, em busca de um mundo melhor para todos.

Deixe um comentário

Se você tem algo a acrescentar ou solicitar alteração, por favor, deixe seu comentário para melhorar nossos processos.


Quem viu esta publicação:

Nome Cargo Loja Quando