Indicações

Queremos ajudar os produtores de conteúdo a chegarem até seus públicos, para isso listamos aqui alguns dos que consideramos importantes para engrandecer o debate com originalidade e informação sólida.

Clique nos que você quer conhecer e ajude a compartilhar este conteúdo.


  • Normose

    Normose é um canal de brainstorms para quem busca reflexão e conhecimento crítico:
    História, Filosofia, Divulgação científica, Política, Arte e Estética.

    Normose está no instragram e no twitter

  • Medo e Delírio em Brasília

    Medo e Delírio em Brasília, publicado de terças às sextas, é um diário ácido desse governo verde-oliva, essa bad trip escrota em que a gente se meteu.
    Não é fácil acompanhar tanta insanidade e a gente tenta ligar alguns pontos. O texto é de Pedro Daltro e a produção é de Cristiano Botafogo.

    Bora rir e passar raiva?

  • Antídoto

    Antídotos para o peso do meu mundo.

  • Rita von Hunty

    Tempero Drag é o Canal no youtube da Drag Queen Rita von Hunty onde ela apresenta conteúdos de política, sociedade e cultura.

    Siga Tempero Drag no Twitter: https://twitter.com/temperodrag

  • Foro de Teresina

    Podcast de política da revista piauí. Os jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky discutem o que aconteceu de mais importante na semana.

  • Lado B do Rio

    O Lado B do Rio debate a sociedade, a cultura e a política a contrapelo, pela esquerda, se contrapondo à mídia empresarial de direita. O programa é publicado desde 2016, às sextas-feiras, no formato que compreende entrevistas e debates. A bancada é composta pelos jornalistas Caio Bellandi e Fagner Torres, o economista Daniel Soares e a publicitária Luara Ramos.

  • Alysson Mascaro

    Alysson Leandro Barbate Mascaro é um jurista e filósofo do direito marxista brasileiro. Autor, dentre outros livros, de “Crise e Golpe”, sobre a crise político-econômica no Brasil de 2014, e “Estado e Forma Política”, ambos da Editora Boitempo.

  • Opera Mundi

    Opera Mundi é um portal de notícias brasileiro segmentado, especializado na cobertura de temas internacionais, com foco em política, economia e cultura. Foi fundado em 2008 pelo jornalista Breno Altman, com uma linha editorial progressista.

  • Classe Esquerda

    Classe Esquerda é uma plataforma de cursos online de formação política.

    O projeto surgiu a partir da necessidade crescente de um aprofundamento teórico dos quadros de esquerda diante dos desafios que o espectro político brasileiro tomou nos últimos anos.

  • Humberto Matos

    Canal de críticas sobre economia política com pitadas de história, filosofia e sociologia.

  • Revista Opera

    A Revista Opera é uma plataforma midiática independente de esquerda fundada em 11 de abril de 2012.

  • Revolushow

    O melhor podcast da América Latina para ascensão do proletariado no mundo.

  • Leitura ObrigaHistória

    O Leitura ObrigaHISTÓRIA é um canal do YouTube criado em agosto de 2015 dedicado a compartilhar conhecimento histórico, focado especialmente em dicas de leitura tanto para estudantes e professores da área quanto para o público geral.

  • Jones Manoel

    Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse em teoria política e do Estado, teoria marxista da dependência, história do colonialismo e história política do Brasil. No seu canal do Youtube fortalece a luta do proletariado contra a exploração do capital.

  • Mídia Ninja

    Mídia Ninja é uma rede descentralizada de mídia de esquerda, com atuação em mais de 250 cidades no Brasil. Sua abordagem é conhecida pela militância sociopolítica, declarando-se ser uma alternativa à imprensa tradicional. O grupo ganhou repercussão internacional na transmissão dos protestos no Brasil em 2013.

  • Xadrez Verbal

    O melhor podcast ‘isentão’ semanal sobre política internacional. Você também pode acompanhar pelo youtube ou pelo seu leitor de podcast favorito.

  • Editora Boitempo

    Editora Boitempo publica obras dos mais influentes pensadores nacionais e internacionais, que se tornaram referência em vários centros de ensino e pesquisa, abrangendo diversas áreas das ciências humanas, como economia, política, história e cultura.

  • Le Monde Diplomatique Brasil

    Nascido em 1954 na França, Le Monde Diplomatique é publicado em 25 idiomas e tem uma tiragem de 2,4 milhões de exemplares. Tornou-se também uma referência mundial para indivíduos, movimentos e organizações que buscam transformações sociais e humanas e discutem alternativas ao status quo. Suas páginas trazem à luz questões altamente relevantes, muitas vezes negligenciadas pela grande imprensa, contribuindo para a crítica ao pensamento único e para a construção de novos paradigmas.


    No Brasil, Le Monde Diplomatique surgiu em versão impressa em 2007 por iniciativa do Instituto Polis e de uma série de apoiadores que viam no original francês uma publicação fundamental para estimular o pensamento crítico, a reflexão e o debate de temas prementes da sociedade.

  • The Intercept Brasil

    O The Intercept Brasil é uma premiada agência de notícias dedicada à responsabilização dos poderosos por meio de um jornalismo destemido e combativo. Suas investigações aprofundadas e suas análises implacáveis se concentram em política, corrupção, meio ambiente, segurança pública, tecnologia, mídia e muito mais. O The Intercept dá aos seus jornalistas a liberdade editorial e o suporte legal de que precisam para expor a corrupção e a injustiça onde quer que as encontrem.

  • Tese Onze

    Quem produz conteúdo para este canal marxista é a doutora em sociologia Sabrina Fernandes. O canal é focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política e acumular bagagem para transformar o mundo.

  • Nerdologia

    O canal Nerdologia tem conteúdo sobre biologia, tecnologia, história e cultura pop elaborado para toda a família e com fontes para tudo o que eles apresentam nos seus vídeos.

  • Meteoro Brasil

    Este canal incrível de cultura pop pode incluir toda a família para conhecer e debater os principais assuntos da cultura, do Brasil e do mundo.