O que é Saturação semântica?
Saturação semântica é um fenómeno físico que ocorre quando a repetição contínua de uma palavra ou frase, faz com que o ouvinte perca temporariamente o sentido da palavra ou frase.
Contra o Capitalismo e o Fascismo
Saturação semântica é um fenómeno físico que ocorre quando a repetição contínua de uma palavra ou frase, faz com que o ouvinte perca temporariamente o sentido da palavra ou frase.
Anatocismo, capitalização de juros, juros compostos ou juros sobre juros são diferentes variações linguísticas para designar um mesmo fenômeno jurídico-normativo, que tem como pano de fundo um contrato de mútuo vencido e não pago, gerando o que se exprime coloquialmente como “bola de neve”.
À luz da lei internacional, dívida odiosa é uma teoria legal que sustenta que a dívida nacional incorrida por um regime político, com propósitos que não servem os interesses de uma nação, não deve ser compulsória.
Clickbait ou “caça-cliques” é um termo pejorativo que se refere a conteúdo da internet destinado à geração de receita de publicidade on-line às custas da qualidade e da precisão da informação, por meio de manchetes sensacionalistas e/ou imagens em miniatura chamativas para atrair cliques e incentivar o compartilhamento do material pelas redes sociais.
Pós-verdade é um neologismo que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.
A Armadilha de Tucídides fica caracterizada quando o crescimento do poder de uma potência emergente passa a ameaçar os interesses da potência hegemônica, a ponto de causar uma guerra.
Dívida pública é o conjunto de obrigações financeiras do setor público contraídas junto a terceiros para cobrir déficits, ou seja, quando as receitas de um determinado ente público não são suficientes para arcar com todas as despesas.
Opressão é o efeito negativo experimentado por pessoas que são alvo do exercício cruel do poder numa sociedade ou grupo social. Está particularmente associado ao nacionalismo e sistemas sociais derivados, onde a identidade é construída por antagonismo aos outros. O termo deriva da ideia de ser “esmagado”.
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
Globalismo refere-se a vários sistemas com alcance além do mero internacional. O termo é usado por detratores da globalização, como movimentos populistas de direita. Embora principalmente associado a sistemas mundiais, outras fenômenos com alcance global também foram descritos como “globalistas”.
Chauvinismo ou chovinismo (do francês chauvinisme) é o termo dado a todo tipo de opinião exacerbada, tendenciosa ou agressiva em favor de um país, grupo ou ideia. Associados ao chauvinismo frequentemente identificam-se com expressões de rejeição radical a seus contrários, desprezo às minorias, narcisismo, mitomania.
Ser radical é entender as coisas pela raiz. Karl Marx
Um grama de ação vale mais que uma tonelada de teoria. Friedrich Engels
Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a "prática da liberdade", o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo. Paulo Freire